Pular para o conteúdo

Projetos Finalizados

Implementação de práticas ESG na empresa AQTech

Membros: Ana Luiza Mafioletti Zanette e Flávio Marcos Batista Filho
Orientadora: Mariele Canal Bonfante

A AQTech é uma empresa de base tecnológica que desenvolve soluções de monitoramento e diagnóstico para o mercado de energia elétrica. Assim como qualquer outro ramo de atividade, hoje há uma demanda crescente de que as organizações sejam adeptas a práticas que contribuam com o desenvolvimento não só econômico, mas também socioambiental. Nesse sentido, a AQTech busca se inserir nesse contexto e aderir a abordagem de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, mais conhecida pela sigla ESG, do inglês “Environmental, Social and Governance”. Portanto, este trabalho tem como objetivo a implementação de práticas ESG prioritárias e de um sistema de gestão da sustentabilidade na AQTech, visando tornar o desenvolvimento sustentável um compromisso da empresa.

Proposta de melhorias nos processos relacionados ao Cadastro Único nos Centros de Referência de Assistência Social de São José (SC).

Membros: Henrique Camilo Piscetta e Pedro Eduardo Schneider Urnau
Orientador: Sérgio Fernando Mayerle

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de São José-SC é uma instituição pública que desempenha um papel fundamental na política de assistência social. Ele oferece uma gama de serviços e programas destinados a auxiliar famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. Isso inclui o atendimento, acompanhamento, orientação, e encaminhamento de famílias para benefícios sociais, como o Bolsa Família. Além disso, promove atividades socioeducativas, fortalece vínculos familiares e comunitários e mantém o Cadastro Único para programas sociais. Com isso, o projeto visa proporcionar melhorias nos processos relacionados aos CRAS, realizado com a prefeitura do município de São José, propõe otimizar seus processos englobados no agendamento, atendimento e pós atendimento da população, melhorando assim, a sua eficiência.

Desenvolvimento de um framework de gestão de dados para um Laboratório da UFSC.

Membros: Eduardo Gehrs e Marina Castellano Müller
Orientador: Ricardo Villarroel Dávalos

O projeto TR4CS, realizado pelo labEEE, propõe criar uma sala de testes que permita avaliar diferentes condições relacionadas a qualidade do ambiente interno (térmico, visual, acústico e qualidade do ar). Esta sala é equipada com diversos equipamentos que captam diversos dados, em diferentes formatos e resoluções, e os mantêm por meio da nuvem do Google Drive. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um framework que ofereça ao labEEE ferramentas e uma estrutura de classificação, padronização e organização para os dados, com a intenção de auxiliar na coleta dos futuros dados ao longo da vida útil do projeto TR4CS e da sala de estudos que foi construída pelos mesmos. A pesquisa se classifica como um estudo de caso.

Melhoria de processos em uma indústria metalúrgica.

Membros: Júlia Pery Citadella e Luíza Bagio
Orientador: Glauco Garcia Martins Pereira da Silva

Atualmente a empresa Net Steel conta com algumas dificuldades nas áreas de logística, planejamento e produção, o que têm impactado negativamente no aproveitamento da sua capacidade produtiva. Sendo assim, o objetivo deste projeto compreende a melhoria dos processos de produção da empresa, a fim de aumentar a produtividade da mesma por meio de estudos do fluxo de informações e materiais para a identificação de problemas e desperdícios no processo. Será realizado um diagnóstico com o intuito de identificar os problemas e suas causas, propondo melhorias.

Análise de Banco de Dados e Criação de Dashboards para uma Real Estate Fintech

Membros: João Eduardo Grossl Duarte e Túlio Mazera Silvestre
Orientador: Maurício Uriona Maldonado

A Versi, uma Real Estate Fintech, apoia incorporadoras do segmento econômico em seus desafios, por meio de um ecossistema de soluções inteligentes, que variam de sistemas de gestão de negócio, marketing, consultoria em projetos e assessoria financeira. Atualmente, a empresa gerencia seus empreendimentos através de planilhas eletrônicas, fator que gera gasto de tempo com funções operacionais e de eficiência computacional, portanto, com a aplicação de melhorias nessa metodologia e o desenvolvimento de Dashboards, conseguiremos otimizar o gerenciamento de obras e auxiliar na tomada de decisão da empresa. Ao transformar digitalmente suas operações e maximizar o uso de dados, a empresa está posicionada para fortalecer sua posição no mercado, impulsionar a inovação e elevar a qualidade de seus serviços, beneficiando tanto a empresa quanto seus clientes.

Proposta de melhoria para o processo de agendamento da Unidade Diagnóstica de um hospital

Membros: Flávio Marcos Batista Filho e Eduarda Thum Silveira Schmidt
Orientador: Guilherme Ernani Vieira

O Centro Integrado de Oftalmologia LTDA, Unidade Centro Florianópolis, possui dificuldades em relação a distribuição dos agendamentos, promovendo ocorrências de sobrecarga e/ou ociosidade na unidade diagnóstica(UD);
Com isso, a proposta do projeto é mapear o processo de agendamento, a fim de obter um panorama geral do funcionamento deste, além de compilar e analisar números referentes a exames, colaboradores e outras variáveis – como o tempo de execução de cada etapa do processo, por exemplo que possam interferir no desempenho da UD. Desse modo, será possível apontar possíveis pontos de melhoria no procedimento de agendamentos desta unidade.
O objetivo é promover melhor alinhamento entre as partes responsáveis pelo funcionamento do setor, acarretando o aumento da produtividade e melhor desempenho deste.

Conferência do Sistema de Gestão Ambiental da UFSC de acordo com a ISO 14001

Membros: Aimée Magoga Gilbert, Ana Luiza Mafioletti Zanette e Isabela Peglow Harthmann. Orientadora: Caroline Rodrigues Vaz.

A UFSC é uma das Universidades associadas ao programa QualEnv, que desafia tais Universidades a assumirem um papel de liderança em questões de sustentabilidade de forma sistemática. Assim, a Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC vem desenvolvendo ações sustentáveis para contribuir com este programa, sendo uma delas a estruturação de um Sistema de Gestão Ambiental na Universidade. Neste sentido, a partir do SGA previamente estruturado, o atual projeto tem como objetivo a conferência das documentações visando a concordância com a norma ISO 14001 a fim de direcionar o sistema para que esteja adequado para sua futura auditoria.

Mapeamento e Padronização dos processos na Coordenadoria de um Curso Universitário

Membros: Beatriz Locatelli, Bruna Schiavini Hoepers e Gabriel Henrique Silva Cidade
Orientadora: Mirna de Borba

O mapeamento de processos é importante para o melhor funcionamento de uma organização, por meio dele é possível uma gestão de processos mais transparente e visando a melhoria contínua das etapas, deixando evidente os pontos fortes e os que devem ser aprimorados, resultando em um trabalho mais eficaz,  algo indispensável em serviços governamentais e em empresas que visam a qualidade do procedimento. O projeto tem como objetivo estruturar o sistema documental na coordenação de um curso universitário segundo a ISO 9001:2015. Inicialmente será feito um levantamento do atual sistema visando identificar os a serem mapeados. Uma vez mapeados, os processos serão analisados visando à proposição de melhorias e padronizados. Em seguida será realizada a estruturação do sistema documental com estrutura de dados para armazenamento de arquivos digitais.

Solução em Data Science para instituição do ramo esportivo

Membros: Eduardo Daniel, Gustavo Borba e João Paulo Maximiano Almeida
Orientadora: Carina Friedrich Dorneles

O sonho de toda organização esportiva é oferecer a melhor estrutura para que atletas e treinadores possam representar a equipe com competência no cenário competitivo. Neste contexto, o projeto tem como objetivo apresentar à instituição uma solução em Business Intelligence, a partir da coleta e análise de dados referentes às modalidades praticadas, fundamentados em evidências históricas sobre o desempenho de demais equipes nestas modalidades, visando orientar a tomada de decisões estratégicas no que diz respeito sobre o foco de investimentos de tal instituição.

Assessoria no Sistema de Gestão da Qualidade em uma empresa do ramo de engenharia civil

Membros: Ana Luiza da Costa Garcia
Orientadora: Mirna de Borba

O projeto consiste em assessorar uma empresa do ramo de engenharia civil a gerenciar o seu sistema de gestão da qualidade. Inicialmente, a equipe do projeto auxiliará na preparação e acompanhamento de uma auditoria interna e na estruturação da Reunião de Análise Crítica (RAC). Em seguida será feita uma análise de alguns documentos para preparação da auditoria externa. Por fim, auxiliar nas tratativas da auditoria interna.

Aplicação de um método de previsão de demanda em uma indústria do ramo de higiene e limpeza pessoal

Membros: Arthur Dutra Locks, Felipe Dalla V. Lourenço e Franklin Canever Damiani
Orientador: Ricardo Faria Giglio

A previsão de demanda é uma prática que fornece às organizações as informações necessárias a respeito do mercado em que estão inseridas. Trata-se de um instrumento importante para a estratégia, pois permite evidenciar, por exemplo, o padrão de consumo dos clientes e as estimativas para renovação de estoque, entre outros pontos. Neste projeto o foco é a aplicação um método de previsão de demanda utilizando a linguagem de programação Python para melhorar a acuracidade das previsões futuras da empresa.  Além disso, pretende-se aplicar um método com o propósito de gerar o menor erro possível e obter uma previsão mais assertiva. Por fim, será elaborado um comparativo da situação atual com a ferramenta implementada com o intuito de apresentar uma proposta que atenda as necessidades da empresa.

Implementação de um SGQ em uma Policlínica

Membros: Júlia Schmitz, Eduardo Legat Springmann, Mickael Saadi de Penedo e Mateus Lamin
Orientadoras: Mirna de Borba e Mônica Maria Mendes Luna

O projeto consiste em implantar um sistema de gestão da qualidade segundo a norma ISO 9001:2015, realizado por meio de uma pesquisa-ação em uma Policlínica.  Inicialmente será feito um diagnóstico da empresa, com a participação no seu Planejamento Estratégico e definição do escopo do sistema. Em seguida serão mapeados todos os processos, identificadas as atividades críticas, analisados os riscos e elaboradas as informações documentadas. Na sequência será realizada a estruturação do sistema documental para a empresa. Por último será implantado o sistema através de treinamento e auditoria interna.

Mapeamento de Fluxos de Valor em uma empresa de confecção de acessórios de moda

Membros: Ana Clara Sarkissian e João Vitor Goedert
Orientador: Glauco Garcia Martins Pereira da Silva

O projeto foi criado devido a demanda de uma empresa de confecção de acessórios de moda, que necessitava reduzir o atual Lead Time de seus processos de produção, a fim de, dentre outros fatores, melhorar o atendimento ao cliente e reduzir os desperdícios no processo produtivo. Assim, viu-se a oportunidade de aplicar uma das ferramentas do Sistema Toyota de Produção (Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta), que é o Mapeamento de Fluxo de Valor. Assim, o projeto visa mapear o estado atual e o estado futuro das principais famílias de produtos da empresa, além de realizar o levantamento das oportunidades de melhoria que poderão ser futuramente aplicadas à empresa.

Mapeamento de Fluxo de Valor em uma empresa do ramo hoteleiro

Membros: Beatriz Locatelli e João Paulo Maximiano Almeida
Orientador: Glauco Garcia Martins Pereira da Silva

O objetivo do projeto é elencar uma ou mais acomodações do Resort Costão do Santinho e realizar o Mapeamento do Fluxo de Valor, permitindo observar os desperdícios nos processos a fim de reduzi-los. Com isso, pretende-se mapear o estado atual e o estado futuro e realizar o levantamento das oportunidades de melhoria nos processos do setor de governança hoteleira.

Lean Office no PET Engenharia de Produção

Membros: Ana Clara Viana, Eduarda Souza Manke e Violeta Guidi Lyra
Orientador: Antonio Cezar Bornia

O Lean Office é uma metodologia que visa identificar e eliminar desperdícios, sejam eles relacionados ao tempo, fluxo de papéis ou atividades. Nesse projeto, o conceito Lean foi aplicado dentro do grupo PET Engenharia de Produção, a partir do mapeamento de fluxo de valor. Com base nesse mapeamento, foram identificados pontos a serem melhorados em alguns processos do grupo, resultando em redução de tempo, melhoria no fluxo de informações e ganhos em sustentabilidade.

Otimização de Processos na empresa LSB

Membros: Luiz Antônio Wech Milanezi, Sofia Alves de Azevedo e Yan Raimundo.
Orientadora: Mirna de Borba.
 

A Lean Scheduling Brasil é uma equipe de Engenheiros, Mestres e Pós-Graduandos em Engenharia de Produção e Tecnologia, apaixonados por superar desafios e gerar resultados dentro do Supply Chain dos clientes e parceiros. Eles buscam tornar as indústrias mais eficientes, reduzindo o desperdício e proporcionando o consumo inteligente de ativos. O objetivo do projeto é mapear e analisar o processo de vendas da empresa, visando propor melhorias. Também serão analisadas quais ferramentas, indicadores e modelos de monitoramento são necessários para um bom desempenho da empresa. O projeto será desenvolvido de acordo com o método de gerenciamento de projetos do grupo, que se trata de uma adaptação do framework Scrum.

Planejamento e Controle da Produção em uma Indústria Náutica

Membros: Ana Clara Viana, Eduarda Souza Manke e Violeta Guidi Lyra.
Orientador: Daniele Cristina Gelain Rezende.

 

O projeto tem como objetivo aprimorar o Planejamento e Controle da Produção (PCP) da Empresa Supmar, localizada em Santos – SP, por meio da implementação de ferramentas e metodologias que otimizem a previsão, organização e execução da produção. Com a introdução de práticas estruturadas, como lista de materiais, cronograma de execução e gestão ágil, busca-se aumentar a eficiência operacional e proporcionar uma resposta mais rápida e precisa às demandas produtivas.

A justificativa para a realização deste projeto está na necessidade de reduzir desperdícios, otimizar o fluxo de trabalho e melhorar a tomada de decisão dentro do processo produtivo da empresa.

Análise de Dados e Criação de Dashboards para o Grupo de Marketing & Eventos

Membros: Ariane Gonzaga e Marcell Madari Machado
Orientador: Antonio Cezar Bornia.
 

 

O projeto tem como finalidade aprimorar a organização, visualização e análise dos dados utilizados pelo Grupo de Marketing & Eventos do PET Engenharia de Produção da UFSC. A iniciativa prevê o desenvolvimento de dashboards interativos por meio da ferramenta Power BI, com foco nos dados da Pesquisa de Mercado Externo (PME) e nas métricas das redes sociais, especialmente o Instagram. Além dos dashboards, serão elaborados um manual do usuário — com orientações práticas de utilização e atualização dos dados — e um relatório analítico com interpretações estratégicas das informações. O projeto será conduzido com base na metodologia Scrum, promovendo entregas incrementais e uma comunicação constante com o cliente, garantindo, assim, maior eficiência e alinhamento ao longo de sua execução.

Dinâmica Interativa em Engenharia de Produção no PET

Membros: Heitor Colzani e Arthur Sand de Arruda Gomes.
Orientador: Antonio Cezar Bornia.
 

 

O PET Engenharia de Produção, desenvolve projetos que unem teoria e prática na área de Engenharia de Produção. Diante disso, este projeto visa divulgar o curso e reduzir a evasão acadêmica, por meio de uma dinâmica interativa aplicada a situações do cotidiano. A proposta busca proporcionar aos participantes uma compreensão prática dos conceitos do curso, utilizando simulações de processos produtivos comuns no dia a dia, facilitando o entendimento das áreas de atuação e da importância da profissão. O projeto será conduzido com base no método de gerenciamento de projetos do grupo, que adota uma combinação do framework Scrum com adaptações específicas à realidade do PET.

plugins premium WordPress