Python: A sua porta de entrada para o mundo da programação.

Programação é um assunto que pode gerar grande interesse em algumas pessoas, enquanto em outras chega a causar um pavor devido à sua complexidade. Se você, seja qual for o motivo, ainda não desenvolveu suas capacidades nesse mundo, o Python pode ser seu primeiro passo.

O que é Python?

Assim como C#, Java e HTML, o Python é uma linguagem de programação. Ela foi desenvolvida no final dos anos 80 por Guido Van Rossum com base em alguns princípios como simplicidade, explicitude e legibilidade. Por isso, mesmo sendo utilizada para resolver problemas complexos, é considerada uma das linguagens de mais fácil aprendizado e com sintaxe mais simples

Em contraste com o Lema da linguagem Perl, que é: “tem mais de um jeito de se fazer algo”, o lema do Python é “Deveria haver um – e de preferência apenas um – jeito óbvio de se fazer algo”. Alex Martelli, membro da Python Software Foundation já constatou em um de seus livros que descrever um bloco de código como “Inteligente” não é considerado um elogio no mundo de Python. O objetivo nessa linguagem é que as implementações sejam imediatamente legíveis e úteis não só para especialistas avançados no campo, como também entusiastas, profissionais de áreas tangentes e até mesmo leigos.

Além disso, a estrutura do Python foi construída desde o princípio para ser altamente extensível. Isso significa que, em vez de ter todas suas funcionalidades embutidas dentro de si, a linguagem permite importar milhares de módulos e frameworks diferentes que oferecem as ferramentas necessárias para os objetivos do utilizador.

Onde é usado?

Para chegar até esse blog, você percorreu uma trajetória em cliques que o redirecionaram a diferentes páginas. Nesse percurso, posso garantir que, em algum momento, você passou por algum serviço que utiliza Python em sua estrutura.  O Instagram utiliza o framework Django, que é um framework escrito inteiramente em Python, obtendo o benefício principal de rapidez no desenvolvimento e escalabilidade para comportar centenas de milhões de usuários. o Google – compreendendo o Youtube, Drive, Workspace e seus outros serviços – utiliza uma combinação de Python e C++ para rapidamente percorrer bancos de dados e extrair resultados. Os processos internos e estruturas de dados do Spotify também são construídos em Python por motivo semelhante.

Dentre muitos outros exemplos, hoje é impossível encontrar uma grande empresa de tecnologia que não utilize Python de alguma forma, e a capacitação nessa linguagem tem cada vez mais importância. Houve um tempo em que saber utilizar o Excel era um diferencial competitivo no currículo de um candidato, hoje é praticamente um pré-requisito. De forma semelhante, considerando sua capacidade de resolução de problemas e implementações práticas – especialmente na área de análise de dados – o conhecimento em Python está a caminho de se tornar algo indispensável para o mercado de trabalho.

Como posso aprender?

Um dos maiores desafios para alguém que nunca teve contato com o complexo mundo da programação é saber por onde começar. Antigamente, considerava-se o HTML – utilizado para estruturas de sites – como a melhor linguagem inicial para alguém que desejava eventualmente se desenvolver em linguagens mais complexas. Hoje, de forma simples e direta, o Python é sem dúvidas a melhor porta de entrada para qualquer um que possua ao menos uma curiosidade sobre o assunto.

Dito isso, a melhor forma de entrar na mentalidade da programação é entender seus conceitos básicos e internalizá-los como uma segunda linguagem. Foi por isso que, em 2018, o PET Engenharia de Produção realizou um projeto com o objetivo de criar um material didático interativo focado em uma explicação cuidadosa e detalhada que abrange desde os conceitos mais simples da estrutura da linguagem Python até algumas ferramentas que podem ser aplicadas na resolução de problemas complexos e multifacetados.

Portanto, se você ainda não começou a aprender, não perca mais tempo! No final desta página está o link de acesso à nossa apostila de Python, feita justamente para que você consiga de uma vez por todas decifrar esse mundo tão fascinante!

Escrito por Eduardo Gehrs

Acesse nossa apostila de Python nesse Link

Posts recentes

Soft Skills

Prioridades

Prioridades Estabelecer prioridades é uma tarefa desafiadora, mas essencial na prosperidade deuma empresa. Tudo que

Leia mais »
Soft Skills

Felicidade

Felicidade A melhor felicidade, no mundo profissional, é aquela focada no processo, e não noresultado.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress